quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Carta ao Presidente da República

Ex.mo senhor Presidente da República.
Venho, por este meio comunicar-lhe o meu descontentamento relativo à situação em que se encontra o rio Lis e a Ribeira dos Milagres, que se não é do seu conhecimento deveria ser, pois possivelmente é o rio mais poluído de Portugal.
Esta situação tem-se vindo a agravar de dia para dia devido às contínuas descargas efectuadas principalmente num dos seus afluentes, a Ribeira dos Milagres. Descargas estas provinientes principalmente das variadas suiniculturas que existem na zona envolvente, estas descargas por vezes são tão grandes que afectam signifitiva e negativamente as qualidades do rio, mas este não é o único motivo para tal poluiçao, também a falta de recursos economicos para tratar de certos detritos que são lançados ao rio é um problema para a câmara municipal de Leiria.
De causas resultam consequências e neste caso podem-se considerar bastante graves como por exemplo, alimentos contaminados com bactérias provenientes das águas do rio, peixes mortos, prejuízo do turismo principalmente ao nível das praias, perigosidade ao tomar banho no rio, sujidade do areal, doenças provenientes de focos de contaminação microbiológica, ferimentos que podem ser causados pelos objectos abandonados, entre outros.
Portanto, torna-se desde já evidente a necessidade de assegurar uma actuação humana contínua na manutenção de qualidade do ecossistema do Lis e seus afluentes, Ribeira dos Milagres, pois se no passado ignorou sistematicamente este problema, neste momento, destaca-se a exigência de uma correcta gestão do ambiente como uma necessidade central à vida humana.

Muito atenciosamente,
Dário Tomaz

2 comentários:

... disse...

Ver e alterar:

1. Venho, por este meio,
2. , pois, possivelmente, é o rio 3. efectuadas, principalmente, num 4. Estas descargas provenientes, principalmente, das variadas suiniculturas que existem na zona envolvente. Estas descargas, por vezes, são tão grandes que afectam signifitiva e negativamente as qualidades(características...) do rio. Mas este não é o único motivo para tal poluiçao. também (Por outro lado, )a falta de recursos económicos (acento) para tratar de certos(vai revelá_los?)detritos que são lançados ao rio é um problema para a câmara municipal de Leiria. (Inverta esta frase a começar no sujeito da acção)
De causas resultam consequências e neste caso podem-se considerar bastante graves: os alimentos contaminados com bactérias provenientes das águas do rio, peixes mortos, o prejuízo no turismo principalmente ao nível das praias, a perigo de tomar banho no rio, a sujidade do areal, as doenças provenientes de focos de contaminação microbiológica, os ferimentos que podem ser causados pelos objectos abandonados, etc.
Portanto, torna-se, desde já, evidente a necessidade de assegurar uma actuação humana contínua na manutenção da qualidade do ecossistema do Lis e seus afluentes, em especial a Ribeira dos Milagres. Se, no passado, ignorou-se sistematicamente este problema, neste momento, exige-se uma correcta gestão do ambiente.

como uma necessidade central à vida humana.

É uma necessidade vital à espécie humana. (sugestão)


Muito atenciosamente,(sem 2 pontos)
Dário Tomaz

Fliscorno disse...

Gostaria de chamar a atenção para a resenha no Fliscorno sobre o assunto Ribeira dos Milagres. (link).